O artigo “Mundo (2024)” da Revista Proteção destaca a dificuldade em obter estatísticas precisas sobre acidentes de trabalho em nível global, devido às diferentes metodologias de registro e à falta de atualização dos dados por parte de muitos países. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) centraliza essas informações, mas enfrenta desafios significativos:
Dados Desatualizados: Dos 200 países com maior número de trabalhadores, apenas 52 (26%) forneceram dados atualizados a partir de 2020. O site da OIT disponibiliza informações até 2022. O Brasil, por exemplo, só tem dados disponíveis até 2017.
Ausência de Informações: 61 países (30,5%) nunca enviaram qualquer dado sobre acidentes de trabalho. Além disso, 22 países não atualizam suas informações desde o século passado.
Grandes Nações Sem Dados Recentes: Países com vastas forças de trabalho, como Vietnã, Bangladesh e Etiópia, que juntos empregam cerca de 150 milhões de trabalhadores, não fornecem dados atualizados. A China, com aproximadamente 750 milhões de trabalhadores, não atualiza suas estatísticas de segurança e saúde no trabalho desde 2002.
Essas lacunas dificultam a análise comparativa e a implementação de políticas eficazes de prevenção de acidentes laborais em escala global.
E você ja está colhendo essa informações na sua empresa?
© 2024 Softprime. Todos os direitos reservados.